Wednesday, November 30, 2011

Turim

Amanhã vou a Turim. Ali, há um restaurante de um cozinheiro especial. Não é de estranhar que o meu primeiro LUGARESXSECRETOS seja um restaurante. Passo muito tempo neles, quando viajo. Um solitário num restaurante é um quadro lugar-comum. Peço a lista, encomendo o que acho que vai fazer o meu dia mudar, aguardo uma iguaria especial, de sabores locais, ou de lendas de pescadores: o polvo é uma das principais figuras do brasão das cidades da Liguria. Mas não estarei na Liguria, estarei no Piemonte: os vales que atravessam os Alpes estão forrados de História, e cravados de castelos. 
Vê-se bem que, nestas paisagens, poucos confiavam em poucos, se nalguns. É fortaleza à vista de fortaleza, muralhas de pedras sobre escarpas e ameias sobre penhas. À vista, atravessam-se esses vales frios de ventos gelados, brancos, soprando nas escarpas negras. 
Os castelos, esses, foram todos reconstruídos no início do século vinte por um arquiteto português, quem diria... Uma espécie de António Ferro, responsável pelos monumentos do Piemonte e da Liguria.
O restaurante é de um antigo cozinheiro privado do Giorgio Armani, caso interesse.
E ao arquiteto português dedicou-se um museu em Ivrea, uma terra sentada sobre uma morena. 
E o polvo de Vigo é insuperável. 

No comments:

Post a Comment